Aposto que você já deve ter ouvido falar que os vídeos são o futuro do Marketing Digital e sua empresa não pode deixar de divulgar produtos e serviços através desse formato.
Agora, você conhece de fato os benefícios de adotar essa estratégia e quais requisitos são necessários para conquistar os resultados esperados?
Em meio a tanto estímulo de conteúdos que recebemos diariamente, eles se destacam por uma maior interatividade e facilidade de entendimento da mensagem divulgada.
Uma pesquisa feita pelo Video Viewers do Google apontou que, entre 2014 e 2018, o consumo de vídeos na internet cresceu em 135%. Já na TV foram apenas 13% de aumento no mesmo período.
Vale destacar ainda que no Brasil existem cerca de 149 milhões de internautas, segundo pesquisa da Global Digital Report 2019, divulgada pelo Hootsuite. Deste total, 98% afirmaram que assistem vídeos online e dedicam, diariamente, mais de três horas a essa atividade.
Aprenda mais sobre Marketing Digital acessando nosso e-book gratuito sobre o assunto.
Se trata do uso de qualquer formato de vídeo com a finalidade de atrair, converter e fidelizar clientes, sejam vídeos institucionais para fortalecer a marca, campanha publicitária de vendas, transmissões ao vivo (lives), cases de sucesso, depoimentos reais de clientes, entre outros.
O vídeo marketing é uma estratégia que apresenta diversas possibilidades e pode ser utilizado em diferentes canais e formatos. Fique atento aos números divulgados pelas redes sociais mais famosas do mundo.
O YouTube revelou que seus usuários passam mais de 1 bilhão de horas por dia consumindo vídeos. No Facebook, são contabilizadas 100 milhões de horas diárias de visualizações e o Instagram Stories já conta com mais de 500 milhões espectadores. Até no Twitter os vídeos fazem sucesso. Por lá, 82% dos usuários assistem vídeos na plataforma.
Saiba os motivos que vão te fazer incluir a produção de vídeos na sua estratégia de marketing, independente do objetivo que deseja conquistar. Fique atento a alguns deles:
Se você for como 68,2% dos usuários da internet, vai preferir assistir um vídeo para aprender uma nova receita ou tirar uma dúvida. Os vídeos são os formatos de conteúdo mais consumidos na internet atualmente.
Ao usar de recursos de imagem combinado com áudio e texto, o vídeo faz com que a compreensão aconteça de forma mais natural. E nem precisa se preocupar com máquinas ou microfones de última geração.
Um conteúdo relevante para seu público de interesse e um bom celular já são responsáveis por excelentes resultados.
Além de serem mais queridos e de fácil consumo, os vídeos agregam vários elementos e isso que faz as pessoas curtirem, comentarem e compartilharem um conteúdo com maior facilidade.
Segundo a Social Bakers, postagens com vídeos apresentam alcance muito maior que outros formatos, como imagens e textos.
Segundo o estudo The State of Video Marketing, feito pela Wyzowl, 76% das empresas que usam vídeo marketing acreditam que ele aumentou seu tráfego orgânico – ou seja, os acessos que o seu site recebe que não acontecem por campanhas pagas de anúncios no Google.
Os vídeos são compartilhados até 1200% mais do que imagens e texto juntos, segundo informações divulgadas pelo Simply Measured.
Produção de provas sociais com consumidores reais tem uma capacidade de convencer novos compradores muito maior do que o mesmo conteúdo produzido com foto e texto.
Os vídeos têm 53 vezes mais chances de aparecerem nas primeiras páginas dos sites de busca quando os usuários pesquisarem por assuntos ou palavras-chave referentes ao seu nicho de mercado.
Se você produz conteúdos relevantes, automaticamente vai passar a ganhar autoridade diante dos seus seguidores. As pessoas associam as pessoas que aparecem falando sobre determinado assunto como especialistas da área.
Uma pesquisa realizada pelo Aberdeen Group apontou que as empresas que investem em vídeos geram 66% mais leads qualificados por ano e apresentam um aumento de 54% no brand awareness em relação às que não apostam nesse formato.
O vídeo é mais didático e tem maior poder de gerar autoridade, logo, se torna um importante fator decisório na hora das pessoas comprarem ou não um produto.
De acordo com a Forrester, três a cada cinco internautas assistem a vídeos quando estão interessados em um produto ou serviço e 52% dos consumidores afirmam que eles ajudam na decisão de compra.
Você pode produzir tutoriais para demonstração de uso do seu produto e continuar alimentando seus canais de marketing com conteúdos de qualidade para manter os clientes satisfeitos.
Aprenda mais sobre Marketing de Atração acessando nosso post sobre o assunto.
Os vídeos são estratégias muito efetivas em qualquer etapa da jornada de compra do cliente, seja ela topo, meio ou fundo do funil. E ainda, se esse conteúdo está sendo disponibilizado em uma rede social, blog, landing page ou e-mail marketing.
Fique atento aos números divulgados por uma pesquisa do Wyzowl:
1.Vídeo institucional
Não são vídeos para destacar produtos ou serviços, mas valores, missão e posicionamento de uma empresa.
2. Entrevistas
Entrevistar profissionais referência abordando assuntos de interesse ao seu público te ajudam a criar autoridade de marca.
3. Vídeo comercial
Propagandas em vídeo para divulgar produtos ou serviços.
4. Vídeo case
Uma das formas mais efetivas para gerar confiança, credibilidade e autoridade são as histórias de sucesso de clientes reais. E elas contadas em formato de vídeo costumam emocionar e trazer excelentes resultados de engajamento.
5. Vídeo tutorial
Possuem temas técnicos (por vezes com sua complexidade reduzida nos vídeos). Pode ser apresentado em diferentes formatos, como: vídeo-aula, screencast, webinar, entre outros.
6. Cursos onlines
Conteúdo mais aprofundado e com muita qualidade.
7. Teasers
Quer gerar expectativa e aquecer o público sobre um produto ou serviço? O vídeo teaser funciona muito bem para isso.
8. Cobertura de eventos
Sua empresa vai participar de um evento interessante para os seguidores? Que tal realizar a cobertura através de lives, stories e tudo mais que as redes sociais podem proporcionar em formato de vídeos?
9. FAQ vídeo
É possível aproveitar todos os recursos audiovisuais para criar um material didático e muito explicativo sobre as principais dúvidas, estreitando assim o relacionamento com o público.
10. Demonstração de produto
Eles mostram ao público como seu produto/solução funciona e quais os problemas resolve. São ideais para sites e landing pages de lançamento.
Agora que você já conhece todas as vantagens, boa produção de conteúdo!
Aprenda mais sobre Inbound Marketing para empresas B2B acessando nosso post sobre o assunto.